Apresentações

Aqui estão listadas apresentações de palestras, workshops, lives no youtube e conferências que eu participei relacionadas à programação.
Próximas apresentações/participações:

2022

Escrito por Beatriz Milz

2021

Introdução à utilização do Git e GitHub no RStudio

O conceito de controle de versão com Git será apresentado e também como podemos configurar o Git e o GitHub no RStudio para que seja possível versionar os projetos em R. Também aprenderemos a disponibilizar conteúdos dos projetos de forma online, através do GitHub Pages.

November 26, 2021

5ª SEMIC - 5ª Semana de Iniciação Científica da ENCE / Online


By Beatriz Milz in Minicurso

Slides

Linguagem R para Cientistas Ambientais

R é uma linguagem de programação gratuita muito utilizada em pesquisa e em análise de dados, com muito potencial para ser usada para analisar dados ambientais. Neste minicurso, será apresentado uma introdução teórica breve sobre o contexto dessa linguagem de programação e Environmental Data Science (Ciência de Dados Ambientais). Falaremos do ciclo de ciência de dados, apresentaremos alguns conceitos de R básico e também alguns exemplos com o famoso ‘tidyverse’, um conjunto de ferramentas que usamos para trabalhar em cada uma das etapas do ciclo de ciência de dados (como a importação dos dados, arrumação, visualização, criação de relatórios, entre outros).

Comunicando os resultados de projetos em Ciência de Dados

A comunicação dos resultados é uma etapa importante do ciclo da Ciência de Dados. Neste contexto, o R Markdown é uma ferramenta que possibilita criar diferentes produtos para comunicar resultados, como relatórios, apresentações, páginas web, blogs, livros, entre outros. O R Markdown é conhecido por possibilitar a criação de documentos reprodutíveis, prezando por boas práticas de reprodutibilidade. Além disso, é possível adicionar código e resultados em R, Python, e outras linguagens. Essa palestra apresentará de forma introdutória as possibilidades do R Markdown.

Fazendo amizade com a Python reticulada

Quer ir além da treta ‘qual linguagem é melhor?’ e saber mais sobre como usar R e Python juntos? Nessa palestra apresentarei uma introdução e sobre o pacote reticulate, usando a IDE RStudio.

Introdução ao GitHub Actions

O GitHub Actions (GHA) permite automatizar fluxos de trabalho de desenvolvimento em R. Nessa apresentação, falaremos sobre GitHub Actions no contexto de pacotes em R, onde será mostrado dois exemplos de uso de GitHub Actions, sendo um exemplo de checagem automática de pacotes em R, e outro que envolve a automatização de atualização de um relatório em RMarkdown.

Introdução à utilização do Git e GitHub no RStudio

O conceito de controle de versão com Git será apresentado e também como podemos configurar o Git e o GitHub no RStudio para que seja possível versionar os projetos em R. Também aprenderemos a disponibilizar conteúdos dos projetos de forma online, através do GitHub Pages.

Faça apresentações ninja em R

Descrição O xaringan é um pacote que tem como objetivo possibilitar a criação de apresentações em com R. Sob o contexto de programação em R, a combinação entre os pacotes RMarkdown e xaringan nos oferece uma elegante forma de criar slides usando R e RStudio, permitindo adicionar códigos que são executados ao gerar a apresentação. Com isso, a proposta desta oficina consiste em apresentar uma introdução sobre como criar apresentações usando os pacotes mencionados.

Conhecendo o Hugo Apéro

Links úteis: Pacote blogdown Pacote distill Livro sobre o pacote blogdown Documentação do Hugo Apéro Alison Hill - criadora do Apéro Tutorial da Alison Hill sobre blogdown Netlify - Site para fazer o deploy Saiba mais sobre Markdown Outros temas para hugo

Coleta de dados automatizada e integração contínua utilizando GitHub Actions

O GitHub Actions (GHA) permite automatizar fluxos de trabalho de desenvolvimento de pacotes em R. Nessa palestra, será mostrado alguns exemplos de uso de GitHub Actions no pacote Mananciais, que disponibiliza dados sobre o volume operacional em reservatórios utilizados para abastecimento público na Região Metropolitana de São Paulo. Os exemplos que utilizam GHA são atualização da base de dados, checagem do pacote, execução de testes e avaliação da cobertura de testes.

2020

R Markdown

Boas vindas! O público-alvo deste material são pessoas que utilizam o R para análise de dados, e gostariam de gerar relatórios dinâmicos com diferentes tipos de outputs. É muito importante proporcionar uma experiência livre de assédio para todas as pessoas participantes. Por favor, leia o Código de Conduta da R-Ladies. Arquivos de exemplo mostrados na live: Exemplo de R Markdown com parâmetros: .Rmd e .html Exemplo de código para gerar vários relatórios com parâmetros: .

Introdução a Linguagem R

Boas vindas! O público-alvo desta apresentação são pessoas om interesse em começar a utilizar R para análise de dados. É muito importante proporcionar uma experiência livre de assédio para todas as pessoas participantes. Por favor, leia o Código de Conduta da R-Ladies. Pré-requisitos Conta na RStudio Cloud Material Complementar Acompanhe a palestra com o material disponível em RStudio Cloud Caso queira usar no seu computador, os arquivos disponibilizados na Cloud são os seguintes: 1-introducao.

Licença de uso

Estes materiais são disponibilizados com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual (CC BY-SA), ou seja, você pode compartilhar e adaptar este material, porém deve atribuir os créditos para as pessoas autoras, adicionando um link para o material original, e o seu material também deve ter este mesmo tipo de licença.

Saiba mais em: Creative Commons