Desenvolvendo meu primeiro Shiny App

Shiny Portugues

O objetivo deste post é compartilhar um pouco sobre a minha experiência no desenvolvimento do meu primeiro Shiny App.

Beatriz Milz https://beatrizmilz.com (PROCAM/IEE/USP)
2019-08-21

Aprendendo sobre o pacote Shiny

O objetivo deste post é compartilhar um pouco sobre a minha experiência no desenvolvimento do meu primeiro Shiny App. O Shiny é um pacote do R utilizado para desenvolver web apps interativos. Exemplos de Shiny Apps estão disponíveis nessa página.

Hex Logo do pacote Shiny

Figure 1: Hex Logo do pacote Shiny

Quando conheci o Shiny, fiquei encantada. Parecia uma ótima forma de comunicar os dados interativamente, com as pessoas que não necessariamente conhecem o R. Então no começo do ano de 2019 coloquei como meta: gostaria de começar a aprender como usar esse pacote.

No evento IV SER - IV Internacional Seminar on Statistics with R tive a oportunidade de assistir um workshop sobre shiny, oferecido pelo Dean Attali, que é consultor Shiny e uma referência no tema! Foi um ótimo workshop e fiquei bem feliz de conseguir acompanhar os exercícios.

Quando voltei do evento, não queria parar de estudar e praticar o que comecei a aprender. Então recebi um email da Curso-R comunicando que havia turma aberta para o curso de Dashboards com R. Eu já havia participado de dois cursos da Curso-R (Introdução à programação em R e Webscrapping em R), e sabia que os cursos oferecidos eram muito bons. Então fiz a inscrição, e no mês de junho foram três sábados de estudos e bastante prática com Shiny! Recomendo muito o curso, os professores são muito bons.

Desenvolvimento

Esse post é uma continuação do post Ferramenta para Pesquisa de Periódicos, onde descrevi o Shiny App que criei, mas agora o foco é relatar um pouco o processo de desenvolvimento. Todos os códigos estão disponíveis neste repositório no Github.

Exemplo de uso - Página para Pesquisa de Periódicos

Os dados foram obtidos no website da CAPES. A página permite o download de uma tabela contendo o ISSN, título do periódico, área de avaliação e a nota na respectiva área. Utilizei os dados da avaliação mais recente disponível em junho/2019: 2013-2016.

A IDE que utilizei foi o RStudio, e os pacotes que usados foram:

O deploy foi feito gratuitamente no shinyapps.io, diretamente do RStudio!

A maior dificuldade que tive com esse dashboard foi o filtro que gera a tabela. Inicialmente, ele não resultava o que eu precisava… eu fiquei cerca de duas semanas com esse problema, até que levei para os professores da Curso-R na última aula. Agradeço imensamente ao Julio Trecenti e ao William Amorim, que solucionaram o problema! Sem a ajuda que recebi, esse Shiny App ainda estaria apenas no meu computador…

Por outro lado, é muito gratificante ver tudo funcionando, ter ideias e conseguir implementá-las! Mostrei para algumas pessoas, que deram feedbacks sobre as dificuldades que tiveram ao utilizar a página. Isso foi muito importante também para aprimorar o Shiny App.

Próximas etapas

Algumas pessoas sugeriram algumas melhorias que dependem de dados que não estão nessa base disponibilizada pela CAPES. Considerando que a nova avaliação do Qualis será disponibilizada nos próximos meses, e existem notícias de que essa avaliação será unificada (cada periódico terá apenas uma nota geral, e não uma nota por área de avaliação), achei melhor esperar os resultados do novo Qualis para então pensar nas possibilidades de atualização e melhoria deste Shiny App.

Sobre o aprendizado de Shiny, eu gostaria de praticar mais. Já tenho uma ideia para um próximo Shiny App, agora o que falta é ter tempo para isso. Além disso, gostaria de aprender a utilizar o pacote golem, e a deixar meus Apps disponíveis em outras plataformas, como por exemplo na AWS ou Digital Ocean.

Reuse

Text and figures are licensed under Creative Commons Attribution CC BY 4.0. The figures that have been reused from other sources don't fall under this license and can be recognized by a note in their caption: "Figure from ...".

Citation

For attribution, please cite this work as

Milz (2019, Aug. 21). Beatriz Milz: Desenvolvendo meu primeiro Shiny App. Retrieved from https://beatrizmilz.com/posts/2019-08-21-desenvolvendo-meu-primeiro-shiny-app/

BibTeX citation

@misc{milz2019desenvolvendo,
  author = {Milz, Beatriz},
  title = {Beatriz Milz: Desenvolvendo meu primeiro Shiny App},
  url = {https://beatrizmilz.com/posts/2019-08-21-desenvolvendo-meu-primeiro-shiny-app/},
  year = {2019}
}