Certificação da RStudio

By Beatriz Milz in RStudio Comunidades Ensino

March 2, 2021

Ano passado, eu realizei o processo de treinamento e certificação da RStudio, e este post tem com objetivo relatar como foi este processo para mim, afim de possivelmente oferecer informações e ajudar outras pessoas interessadas em realizar essa certificação.

A RStudio oferece a possibilidade de realizar a certificação de treinamento sobre os pacotes tidyverse e shiny. Todas as informações necessárias sobre a certificação estão disponíveis neste site, porém também adicionarei alguns links extras aqui!

Importante: Eu realizei o processo completo de treinamento com o Greg Wilson, porém ele não está mais envolvido no processo de certificação. Portanto, não sei se alguma etapa será alterada. Aqui descreverei como o processo foi quando eu realizei o treinamento.

Importância da comunidade

Primeiro de tudo: eu gostaria de destacar que a comunidade de R foi essencial para que eu pudesse realizar o treinamento e receber a certificação.

Quando eu fiquei sabendo da existência dessa certificação, eu logo me deparei com uma dificuldade para participar: no site dizia que era necessário pagar (em dólares) para realizar o processo. Para quem é Brasileiro, sabemos como a moeda local é muito desvalorizada, e isso acaba dificultando a participação de muitas pessoas.Então eu deixei pra lá, até que vi um post no blog da Yanina Saibene falando como foi o processo de certificação para ela. Então entrei em contato com ela (que havia conhecido pessoalmente na LatinR 2019) para saber mais sobre como foi o processo para ela.

Ela me colocou em contato com um grupo de pessoas que fazem parte de diversos capítulos da R-Ladies na América Latina, que estavam se organizando para começar um grupo de estudos (e apoio!) para realizar o processo. Além disso, também me deu mais informações sobre como fazer o processo de forma mais acessível financeiramente.

Para esse grupo de estudos, foi criado um canal no Slack, onde eram compartilhadas dicas, resoluções de exercícios e dúvidas, entre outros. Além disso, nos encontravamos semanalmente via zoom para discutir os capítulos do livro R for Data Science (também disponível em Espanhol neste link).

A orientação da Yanina Saibene e os estudos em grupo foram essenciais para que eu me preparasse para as provas, e me sentisse confiante em realizá-las.

Como iniciar o processo de treinamento?

Se você se interessou em realizar o processo de treinamento, o primeiro passo para começar é ler as instruções que estão disponíveis nesta página, e preencher este formulário.

Ao preencher o formulário, responda com atenção as duas perguntas opcionais a final do mesmo:

  • A primeira é sobre o pertencimento a grupos sub-representados em ciência de dados; neste caso, descreva bem quais são os grupos que você faz parte, e aponte as suas contribuições para a comunidade de R.

  • A segunda é sobre a possibilidade de redução da taxa de aplicação das provas e treinamento (fee waiver) para pessoas de países em desenvolvimento (lower-income countries).

Treinamento

Após receber uma mensagem de aceite, é necessário indicar uma dentre as datas possíveis para realizar o treinamento. O treinamento que eu fiz foi realizado no período de duas manhãs, online (através da ferramenta Zoom), e foi em Inglês. O foco do treinamento não foi sobre programação em R, e sim sobre ensino e didática! Todo o conteúdo dos slides utilizados estão disponíveis neste link.

Muito do conteúdo apresentado foi parecido com o treinamento oferecido pela The Carpentries (que eu descrevi neste post), e também com o conteúdo do livro escrito por Greg Wilson, entitulado Teach Tech Together:

Provas de certificação

Após realizar o treinamento, a próxima etapa foi realizar a prova de ensino, e a prova da certificação desejada (que, no meu caso, foi sobre tidyverse). Neste link é possível acessar um exemplo de provas, disponiblizado pela RStudio para estudo.

Não existe ordem correta para realizar as provas! Outro ponto importante é que as provas foram feitas com a tela compartilhada, e foi permitido fazer qualquer tipo de pesquisa na internet. Porém a prova tem um limite de tempo, então é importante ficar atenta(o) ao tempo que usa pesquisando!

Prova de Ensino

A prova de ensino foi composta por uma aula demonstrativa de 15 minutos, e algumas questões a serem respondidas (relacionadas à ensino).

Antes da prova em si, foi necessário enviar alguns materiais solicitados para serem utilizados em uma aula demonstrativa. Os materiais que eu preparei estão disponibilizados nesta página: https://beatrizmilz.github.io/RStudio_Certification/ (e o código também está disponível neste repositório no GitHub.

Eu utilizei ferramentas como uma página onde o material é disponibilizado feita com o pacote distill (Allaire et al. 2021), a apresentação feita com o pacote xaringan (Xie 2021), dois exercícios para serem feitos ao final da aula utilizando o pacote learnr (Schloerke et al. 2021), a demonstração com código ao vivo foi realizada usando a IDE RStudio, e um mapa conceitual elaborado com a ferramenta CMap Tools. Porém essas são as ferramentas que eu escolhi utilizar, e eu recomendo que você utilize o que estiver mais confortável para você! A única ferramenta que é obrigatória a ser utilizada nessa etapa é a IDE RStudio (o que é fácil de entender o motivo…).

Prova sobre tidyverse

A prova de tidyverse consistiu em resolver diversos exercícios usando R e tidyverse. A recomendação da RStudio para estudar para essa prova é a leitura do livro R for Data Science.

Não tenho muito a falar desta etapa, apenas que pratique e use o quanto possível no seu dia-a-dia, assim você terá mais experiência e conseguirá resolver os problemas mais rapidamente durante a prova.

Quero ainda escrever um post sobre algumas funções que não são tão comuns, mas que foram úteis para a prova! Assim que o post estiver disponível, editarei e adicionarei o link aqui.

Aprovação!

Após a aprovação nas provas, recebi um email com um certificado, e também solicitaram o envio de algumas informações para que a página com minhas informações fosse adicionada na lista de pessoas treinadoras certificadas. A página contendo minhas informações pode ser acessada através deste link, e o certificado recebido foi esse:

Certificado recebido após completar o 'Tidyverse Instructor Certification'.

Figure 1: Certificado recebido após completar o ‘Tidyverse Instructor Certification.’

Além disso, também fui convidada para participar de um canal do Slack da RStudio, onde outras pessoas certificadas conversam sobre temas relacionados à certificação, como ensino, didática, R, tidyverse, shiny, entre outros.

E também não poderia faltar a comemoração, né? Devido à pandemia, o encontro com as pessoas amigas foi online. Também teve um tweet de agradecimento:

E o Inglês?

Na minha percepção, é importante ter alguma experiência com Inglês, pois o treinamento de 2 manhãs é realizado ao vivo, totalmente no idioma. Não sei se a RStudio tem planos de aplicar o treinamento em outros idiomas (como a The Carpentries, onde já existe alguns oferecimentos de treinamentos em Espanhol).

As provas que eu realizei foram aplicadas pelo Greg Wilson e acompanhadas pelo brasileiro Daniel Falbel (que trabalha na RStudio no desenvolvimento do Torch for R, e também é um dos sócios fundadores da Curso-R). A participação do Daniel possibilitou que eu realizasse a apresentação da prova didática totalmente em Português, além de poder responder as perguntas da prova em Português também. Quero deixar registrado aqui o meu agradecimento para o Greg Wilson por apresentar essa possibilidade, e também ao Daniel Falbel por aceitar acompanhar esse processo! Foi muito importante para me sentir mais tranquila na prova, já que teria que me preocupar menos com o idioma e mais com o conteúdo das provas em si.

Conclusão

Para mim, realizar este processo foi uma experiência rica onde aprendi e refleti sobre conteúdos importantes para que eu possa compartilhar cada vez mais conteúdo sobre R com qualidade. Dito isso, eu desejo fortemente que mais pessoas da comunidade Latino Americana façam o processo de treinamento.

Caso eu não tenha abordado algum tema, ou você tenha dúvidas ao ler o post, peço que entre em contato comigo! Pode ser comentando neste post, ou enviando uma mensagem no twitter.

Agradecimentos 💜

Eu já deixei diversos agradecimentos ao longo do texto, porém quero deixar em destaque a minha gratidão para pessoas que foram fundamentais para este processo:

Mais materiais úteis

Twitch

Eu escrevi este post durante uma transmissão na Twitch. Obrigada a todas as pessoas que participaram! Caso queira acompanhar transmissões de conteúdo de uso de R, principalmente fazendo tarefas do dia-a-dia usando RMarkdown, basta seguir o canal twitch.tv/beamilz!

Referências

Allaire, JJ, Rich Iannone, Alison Presmanes Hill, and Yihui Xie. 2021. Distill: R Markdown Format for Scientific and Technical Writing.
Schloerke, Barret, JJ Allaire, Barbara Borges, and Garrick Aden-Buie. 2021. Learnr: Interactive Tutorials for r.
Xie, Yihui. 2021. Xaringan: Presentation Ninja. https://github.com/yihui/xaringan.
Posted on:
March 2, 2021
Length:
8 minute read, 1677 words
Categories:
RStudio Comunidades Ensino
See Also: