Um ano aprendendo R!

By Beatriz Milz in Portugues R-Ladies

31/8/2019

Esse post é uma continuação deste outro: Meio ano de aprendizagem de R!, onde relatei um pouco sobre os primeiros seis meses de aprendizagem em programação, principalmente na linguagem R.

Como dito no post citado, eu começei a aprender R e programação em agosto de 2018. Ou seja, neste mês completo um ano de aprendizagem! 🎂 🎈 Foi um ano muito rico de experiências, onde conheci muitas pessoas queridas e aprendi muito também!

R-Ladies São Paulo 💜

Conhecer a organização R-Ladies São Paulo foi uma das melhores coisas que já me aconteceu, e ter a oportunidade de contribuir com a organização dos eventos é algo que faço com muita alegria. Na R-Ladies, sinto que é um espaço muito acolhedor e seguro para aprender sobre R, compartilhar conhecimento, tirar dúvidas, fazer amizades, e muito mais.

Neste mês de agosto, também foi o aniversário de 1 ano da R-Ladies São Paulo, e a apresentação feita no evento está disponível neste link. Foi um evento muito querido! E abaixo segue uma foto de como foi:

E uma thread no twitter contando mais detalhes sobre como foi o evento:

Aprendizado

Neste primeiro ano, fiz diversos cursos sobre R, sendo alguns online e outros presenciais, destacando os seguintes:

  • Presencial, Setembro/2018 - Introdução à Programação em R, da Curso-R - Neste curso, tive um contato maior com o pacote tidyverse. Foi um divisor de águas para mim, e saí muito empolgada para aprender mais! Agradeço a Curso-R pela bolsa recebida!

  • Presencial, Maio/2019 - Building web applications in R using Shiny, do Dean Atalli - Foi um workshop sobre como criar aplicações Web utilizando o pacote Shiny. Teve muitas atividades práticas, e aprendi bastante! Fiquei muito animada para aprender mais…

  • Presencial, Junho/2019 - Dashboards com R, da Curso-R - Foi um curso bem prático, focado em criar dashboards usando RMarkdown e também Shiny. Na última aula, os professores também citaram os pacotes mais recentes relacionados ao desenvolvimento de Shiny Apps!

  • Online, 2019 - Coursera - Programa de cursos integrados Ciência de Dados (02/10) - Atualmente estou fazendo esse programa de cursos oferecidos pela Johns Hopkins University. Já completei dois cursos: As Ferramentas do Cientista de Dados e Linguagem R. Atualmente estou finalizando o curso de Obtenção e Limpeza de Dados, e sinceramente já deveria ter completado, porém sinto que meu ritmo é mais devagar mesmo em aulas online. Aulas presenciais me deixam mais empolgada! 😃

Para os próximos meses espero conseguir evoluir no programa de Ciência de dados do Coursera!

Eventos

IV SER UFF

O SER - International Seminar on Statistics with R, é um evento realizado na Universidade Federal Fluminense, em Niterói - RJ. Essa foi a primeira conferência que participo sobre R, e aconteceu em maio de 2019.

Conheci muitas pessoas legais nesse evento: R-Ladies de outros capítulos do Brasil, os organizadores do evento, algumas pessoas do grupo do telegram R Brasil e muito mais.

Eu e a Haydee Svab (co-organizadora do R-Ladies São Paulo) submetemos um mini-curso no evento, e ele foi aceito e oferecido junto ao evento do R-Ladies Niterói. O tema do mini-curso foi: Comunicando seus resultados: Criando apresentações com R. Segue abaixo uma foto que tiramos com R-Ladies de outros capítulos, que participaram do mini-curso:

Outra participação no evento foi na apresentação de um pôster, que foi escrito por quatro co-organizadoras do R-Ladies São Paulo: eu, Bruna Garbes, Bruna Wundervald e Haydee Svab. O texto do pôster está disponível online, e tem o seguinte título: Ensino de R através da Comunidade R-Ladies - Capítulo São Paulo. O pôster em formato PDF está disponível neste link.

useR!2019

A useR!2019 foi a segunda conferência que participei de R, e aconteceu em julho de 2019, em Toulouse, na França. Não vou me prolongar pois pretendo fazer um post só sobre o evento (sim, estou atrasada 😞). Eu e a Angélica Custódio recebemos bolsas de diversidade para participar do evento. Nós escrevemos um post juntas, relatando a experiência de participar do tidyverse developer day.

Na foto a seguir, está o grupo de brasileiros que participaram do evento: Laurie Baker (que não é Brasileira, mas andou conosco no evento), Angélica Custódio, Julio Trecenti, eu, Daniel Falbel e o William Amorim. O Prof. Elias Krainski também participou, porém não está na foto.

Aliás, o Julio Trecenti escreveu um post relatando a experiência dele de participar deste evento: Minha experiência na useR!2019.

Eu e a Bruna Wundervald escrevemos um resumo para Lightning Talk (uma palestra de 5 minutos), que foi aceito. Fiquei nervosa para apresentar, já que era a primeira vez apresentando em inglês, fora do Brasil, e para um público tão legal! A apresentação está disponível neste link, e também está disponível no youtube:

E eu ainda fiz amizade com uma pessoa muito querida e maravilhosa: A Angélica Custódio! 💜 Uma foto nossa turistando em Toulouse:

Compartilhando conhecimento

Apresentações me deixam nervosa, e isso não é segredo para ninguém.. Acabo falando super rápido, e depois fico me sentindo mal por isso.

Quero melhorar nessa questão (e se alguém tiver dicas, me enviem por favor), mas tento não deixar o receio de falar muito rápido me impedir de tentar compartilhar o que já aprendi.

O que aprendi nesse 1 ano de R é devido à comunidade. Eu ainda preciso e quero aprendender muitas coisas ainda, mas acho válido compartilhar o que eu aprendi até então, e acredito que é uma forma de retribuir para a comunidade um pouco do que tanto que recebi até agora.

As apresentações que fiz geralmente deixo disponível nessa página, para que todos consigam consultar.

Próximos passos

Em setembro, participarei da Latin-R - Conferencia Latinoamericana sobre Uso de R en Investigación + Desarrollo, pois fui selecionada para receber um bolsa de diversidade. Estou muito animada para conhecer mais pessoas da comunidade de R Latinoamericana.

No projeto temático de pesquisa que faço parte (Governança ambiental da Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática), existem pessoas que já programam em R, e também pessoas que tem interesse em aprender.

Recentemente, eu e mais duas pessoas que já programam em R (a Rosana Laura e o Diego Braga, ambos pós-graduandos em Planejamento e Gestão do Território na UFABC) começamos a organizar um grupo de estudos para que a equipe do projeto possa compartilhar conhecimentos sobre R, considerando que os temas de pesquisa são bem diversos e utilizam metodologias diferentes também. O primeiro encontro do grupo de estudos está programado para setembro de 2019!

E é isso, espero continuar aprendendo muito sobre R, e compartilhando também. 💜

Licença de uso

Estes materiais são disponibilizados com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual (CC BY-SA), ou seja, você pode compartilhar e adaptar este material, porém deve atribuir os créditos para as pessoas autoras, adicionando um link para o material original, e o seu material também deve ter este mesmo tipo de licença.

Saiba mais em: Creative Commons

Posted on:
31/8/2019
Length:
6 minute read, 1126 words
Categories:
Portugues R-Ladies
See Also: