Desenvolvendo meu primeiro Shiny App

By Beatriz Milz in Shiny

21/8/2019

Aprendendo sobre o pacote Shiny

O objetivo deste post é compartilhar um pouco sobre a minha experiência no desenvolvimento do meu primeiro Shiny App. O Shiny é um pacote do R utilizado para desenvolver web apps interativos. Exemplos de Shiny Apps estão disponíveis nessa página.

Hex Logo do pacote Shiny

Figure 1: Hex Logo do pacote Shiny

Quando conheci o Shiny, fiquei encantada. Parecia uma ótima forma de comunicar os dados interativamente, com as pessoas que não necessariamente conhecem o R. Então no começo do ano de 2019 coloquei como meta: gostaria de começar a aprender como usar esse pacote.

No evento IV SER - IV Internacional Seminar on Statistics with R tive a oportunidade de assistir um workshop sobre shiny, oferecido pelo Dean Attali, que é consultor Shiny e uma referência no tema! Foi um ótimo workshop e fiquei bem feliz de conseguir acompanhar os exercícios.

Quando voltei do evento, não queria parar de estudar e praticar o que comecei a aprender. Então recebi um email da Curso-R comunicando que havia turma aberta para o curso de Dashboards com R. Eu já havia participado de dois cursos da Curso-R (Introdução à programação em R e Webscrapping em R), e sabia que os cursos oferecidos eram muito bons. Então fiz a inscrição, e no mês de junho foram três sábados de estudos e bastante prática com Shiny! Recomendo muito o curso, os professores são muito bons.

Desenvolvimento

Esse post é uma continuação do post Ferramenta para Pesquisa de Periódicos, onde descrevi o Shiny App que criei, mas agora o foco é relatar um pouco o processo de desenvolvimento. Todos os códigos estão disponíveis neste repositório no Github.

Exemplo de uso - Página para Pesquisa de Periódicos

Os dados foram obtidos no website da CAPES. A página permite o download de uma tabela contendo o ISSN, título do periódico, área de avaliação e a nota na respectiva área. Utilizei os dados da avaliação mais recente disponível em junho/2019: 2013-2016.

A IDE que utilizei foi o RStudio, e os pacotes que usados foram:

  • shiny - usado para criar a plataforma interativa;

  • shinydashboard - permite fazer dashboards com o shiny. Com a ajuda de CSS, consegui personalizar as cores do meu dashboard;

  • shinyWidgets - oferece inputs diferentes, utilizei o sliderTextInput().

  • DT - esse pacote permite usar tabelas no R utilizando a biblioteca JavaScript DataTables.

  • tidyverse - readr, dplyr, purrr e stringr - usei os pacotes que fazem parte do tidyverse em diversas etapas do processo, como ler a base de dados, filtrar, manipular, alterar, entre outros;

  • janitor - usei a função janitor::clean_names() , que permite alterar nome de todas as colunas da base de dados, deixando-as no padrão snake_case.

O deploy foi feito gratuitamente no shinyapps.io, diretamente do RStudio!

A maior dificuldade que tive com esse dashboard foi o filtro que gera a tabela. Inicialmente, ele não resultava o que eu precisava… eu fiquei cerca de duas semanas com esse problema, até que levei para os professores da Curso-R na última aula. Agradeço imensamente ao Julio Trecenti e ao William Amorim, que solucionaram o problema! Sem a ajuda que recebi, esse Shiny App ainda estaria apenas no meu computador…

Por outro lado, é muito gratificante ver tudo funcionando, ter ideias e conseguir implementá-las! Mostrei para algumas pessoas, que deram feedbacks sobre as dificuldades que tiveram ao utilizar a página. Isso foi muito importante também para aprimorar o Shiny App.

Próximas etapas

Algumas pessoas sugeriram algumas melhorias que dependem de dados que não estão nessa base disponibilizada pela CAPES. Considerando que a nova avaliação do Qualis será disponibilizada nos próximos meses, e existem notícias de que essa avaliação será unificada (cada periódico terá apenas uma nota geral, e não uma nota por área de avaliação), achei melhor esperar os resultados do novo Qualis para então pensar nas possibilidades de atualização e melhoria deste Shiny App.

Sobre o aprendizado de Shiny, eu gostaria de praticar mais. Já tenho uma ideia para um próximo Shiny App, agora o que falta é ter tempo para isso. Além disso, gostaria de aprender a utilizar o pacote golem, e a deixar meus Apps disponíveis em outras plataformas, como por exemplo na AWS ou Digital Ocean.

Licença de uso

Estes materiais são disponibilizados com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual (CC BY-SA), ou seja, você pode compartilhar e adaptar este material, porém deve atribuir os créditos para as pessoas autoras, adicionando um link para o material original, e o seu material também deve ter este mesmo tipo de licença.

Saiba mais em: Creative Commons

Posted on:
21/8/2019
Length:
4 minute read, 691 words
Categories:
Shiny
See Also: